Limbic – O antídoto para as empresas mais tóxicas para se trabalhar

Limbic – O antídoto para as empresas mais tóxicas para se trabalhar

A partir da experiência da Limbic, empresa derivada da Agência Quantico, Danilo Brito fala sobre a importância de um ambiente organizacional saudável para que colaboradores possam ser mais felizes e produtivos

Publicado dia 9 de março de 2020

Em pleno século XXI e ainda é comum vermos pessoas viverem um verdadeiro terror nas empresas onde trabalham, choros no banheiro, revolta na hora do cafézinho, depressão, stress e outras doenças psicossomáticas que esses ambientes proporcionam.

Por mais que exista uma disseminação de boas práticas nos últimos anos em relação a gestão de pessoas, e é cada vez mais comum que empresas tenham, por exemplo, flexibilidade no horário, líderes empáticos e canais de denúncias eficientes, ainda existem outras com um clima organizacional tão ruim que transformam a vida dos colaboradores em um verdadeiro caos. Culturas enrijecidas com foco apenas no resultado, nas conquistas individuais e que não abrem possibilidades de trabalhos em grupo e colaborativo, que é um dos princípios de ambientes propícios à inovação.

É aí que mora o perigo: ambientes que não são favoráveis à inovação, que não fornecem um ambiente de aprendizado, estão fadadas ao fracasso. Cuidar dos colaboradores é garantir o sucesso e a manutenção das empresas em um mercado volátil e instável, onde tudo acontece rápido, onde os clientes tem mil e uma possibilidades de comprar com o concorrente, ter acesso a vários tipos de inovações e tecnologias e contato com experiências que tornam a compra inesquecível. E sabe quem garante uma experiência incrível para o cliente? Sim, os colaboradores! Valorizar as pessoas muda completamente a forma de obter resultados.

Uma pesquisa feita pela Universidade de Oxford, mostra que empregados satisfeitos trabalham mais rapidamente, não fazem hora extra e são 13% mais produtivos do que os insatisfeitos. Mas o que acontece é que em muitas empresas o comando-controle ainda é o carro chefe e as práticas de gestão de pessoas parecem presas ao passado. Assim, cria-se uma ambiente agressivo de trabalho, onde as pessoas buscam o que precisam a qualquer custo, somado ao fato de a crise econômica atual ter colocado mais de 12 milhões de pessoas na rua.

Trabalhar a mentalidade dos gestores e do próprio CEO é de fundamental importância para reverter esses fatores. É necessário criar um ambiente seguro, onde os colaboradores se sintam confortáveis para dar ideias, errar e aprender com o erro, inovar, se sentirem parte de uma equipe onde não há ninguém melhor que outrem e que todos são peças fundamentais para o sucesso da empresa e do cliente.

Mudar para uma cultura organizacional que seja propícia ao mercado de hoje, aberta à inovação e que se adapte às mudanças de forma ágil e eficaz é um grande desafio. A geração millennium busca lugares onde sejam livres para criar e obter sucesso, caso o contrário não pensam muito antes de dizer adeus a empresa. E ser um Best Place to Work gera credibilidade perante os stakeholders, quanto maior rotatividade dentro da firma, pior para os bons resultados e visibilidade de investidores e clientes.

Criamos a Limbic para ajudar empresas e CEOs nesse processo de mudança. Colocamos pessoas no centro “ We put people first” damos vida a produtos e serviços inovadores, redesenhando o relacionamento das pessoas com o mundo ao seu redor. Colocamos as pessoas em primeiro lugar, para projetar, criar e lançar experiências que redefinem os setores em nossa era digital em constante evolução. Nossa abordagem de design cria serviços, experiências e produtos centrados no ser humano que se encaixam perfeitamente em nosso presente compartilhado e que moldam nosso futuro. Ajudamos empresas a diferenciar e expandir seus negócios, projetando experiências que estabelecem fortes relacionamentos com os clientes.

Combinamos design centrado no ser humano com ciência de dados, entendemos o que os clientes fazem e por que fazem. Nossas soluções são repletas de empatia, bem como insights sobre motivações, comportamentos e valores do cliente. Uma boa experiência dos funcionários promove o sucesso deles, não apenas o sucesso da empresa. Isso significa fornecer as ferramentas, o ambiente e a cultura para que os colaboradores da organização façam seu trabalho da melhor maneira possível. Quando os funcionários vencem, os clientes vencem e, quando os clientes vencem, a organização é bem-sucedida.


Danilo Brito

Danilo Brito

Escritor da Coluna: Mundo Digital

CEO da Agência Quantico, Agência Digital, e Idealista da Startup Yuupe, ferramenta de Marketing